Cimenteira em Figueiró dos Vinhos (Aguda)

Está actualmente em estudo a construção de um cimenteira (dedicada à produção de clinquer) na freguesia de Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, Portugal.

Esta cimenteira será inserida numa das malhas mais verdes do nosso país, a região do pinhal interior. A área é composta por um conjunto de praias fluviais, faunas e floras ricas e diversificadas, únicas no país. Há actualmente toda uma componete túristica, amplamente estruturada, que tenta aproveitar da melhor forma possível todos os recursos naturais existentes.

A zona do pinhal é actualmente considerado um dos pulmões da europa, pelo que não o podemos deixar degradar-se.

A construção de uma infra-estrutura deste tipo vem em desencontro com tudo o que até agora se tem feito nesta região.

 

Fique a saber mais sobre a região em:

http://www.distritosdeportugal.com/leiria/aguda/index.htm

http://www.cm-figueirodosvinhos.pt/

 

Fique a conhecer um pouco mais sobre a produção de clínquer em:

http://doe.juntaex.es/pdfs/doe/2003/600O/03061234.pdf

http://www.sines.pt/PT/Viver/Ambiente/especiais/Descarga%20de%20Cl%c3%adnquer%20no%20Porto%20de%20Sines%20(2006)/Paginas/default.aspx

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%ADnquer

O projecto está a ser promovido pela portuguesa Esvap e a espanhola Aricam, que se juntaram para instalar uma cimenteira que pode gerar entre 250 e 300 postos de trabalho.

O investimento, no valor inicial de 166 milhões de euros, já recebeu a classificação PIN %u2013 Projecto de Interesse Nacional por parte da AICEP %u2013 Agência para o Investimento e Comércio de Portugal.

A Cimentaurus já adquiriu duas pedreiras na zona e, caso o processo avance dentro do planeado, espera iniciar a actividade em 2012. Uma parte substancial da produção será exportada para a raia espanhola.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Álvaro Gonçalves, considera que as novas tecnologias são suficientes para proteger o ambiente. %u201CFaremos o que estiver ao nosso alcance para que o projecto se concretize e se for necessário faremos expropriações%u201D, adiantou. O autarca frisa que este é um investimento sem precedentes. Perdê-lo seria perder a possibilidade de contrariar o êxodo populacional e a falta de emprego nos concelhos do interior norte do distrito.

Agora que já tem todos os dados em cima da mesa já pode fazer uma conclusão fundamentada, e, caso ache que a construção de uma únidade deste tipo em Figueiró dos Vinhos é prejudicial para a sua população e região, não hesite em assinar esta petição.

 

Petição promovida por:

tertuliadopinhal.blogspot.com

Sign Petition
Sign Petition
You have JavaScript disabled. Without it, our site might not function properly.

privacy policy

By signing, you accept Care2's terms of service.

Having problems signing this? Let us know.