Estatua Adulterada

O que se vê nas fotos é a fachada de um hotel, em Lisboa, Portugal.



Embutido na fachada, junto à porta principal, vê-se um nicho com uma estátua adulterada da Virgem Maria, que é, como é sabido, objecto de veneração para os cristãos católicos.



Os que não são crentes também respeitam, por dever de cidadania, ou devem respeitar, as representações religiosas das diversas religiões.



E respeitam-nas porque prezam a pluralidade de credos e as liberdades fundamentais que a Constituição da República Portuguesa garantem, como condição essencial para Liberdade.



O rosto da estátua da Virgem Maria que surge nas fotos foi voluntariamente desfigurado. Em sua substituição, foi colocada uma cara de gato.



A alteração verificada na estátua é um acto infeliz, gratuito e anti-cultural, porque não serve a estética da zona pombalina e nobre da cidade, com os seus símbolos, cultura e imaginário próprio, tal como antropologicamente o recebemos.



Se se trata de um meio publicitário, destinado a "chocar" o seu destinatário, tal meio está proibido por lei. E está proibido por lei, porque ofende o princípio da licitude, sendo proibida a publicidade que se socorra, depreciativamente, de instituições, símbolos nacionais ou religiosos ou de personagens históricas.



O hotel em questão deve, por isso, repor a estátua de acordo com a sua representação religiosa original.



Esta petição destina-se a ser entregue no hotel visado para que, por si mesmo, proceda como agora se lhe pede.

N%uFFFDs, os abaixo assinados, pedimos que tomem as devidas medidas para repor a est%uFFFDtua de acordo com a sua representa%uFFFD%uFFFDo religiosa, de forma a n%uFFFDo ofender a representa%uFFFD%uFFFDo religiosa da imagem da Virgem Maria.

Sign Petition
Sign Petition
You have JavaScript disabled. Without it, our site might not function properly.

privacy policy

By signing, you accept Care2's terms of service.

Having problems signing this? Let us know.