Retransmissão na RTP Memória dos programas "EFE-ERRE-À" (1995) e XVI FITU (2002)

À semelhança da generalidade dos portugueses, a comunidade académica, tão reconhecida pelos seus profundos laços de socialização, encontra-se em isolamento doméstico devido à pandemia do novo coronavírus.
O mundo das tunas, na sua manifestação artística e cultural tão original, ocupa um lugar muito especial no coração de quase todos os académicos e ex-académicos portugueses.

Como único programa especificamente dedicado a esta vertente cultural, o concurso EFE-ERRE-Á (1995) destaca-se como um marco na história da tuna em Portugal, muito tendo contribuído para o seu conhecimento generalizado em Portugal e comunidade de países de língua portuguesa, assim como para o processo de "boom" tuneril assistido nos finais dos anos 90 e inícios de 2000.

De igual forma, o FITU® - Festival Internacional de Tunas Universitárias - como primeiro festival de tunas realizado em Portugal, cedo se tornou num espectáculo de referência que ajudou a criar milhares de aficionados pelo país, germinando a criação de inúmeros certames semelhantes espalhados pelo país. Em 2002, a RTP gravou e transmitiu o XVI FITU®, tendo feito novamente história na disseminação de um espectáculo de tunas por Portugal inteiro assim como pelos PALOP e comunidades portuguesas, através da RTP África e Internacional.

Assim, os subscritores pedem à RTP Memória que, durante este período de isolamento forçado, possa retransmitir estes dois programas que muito seriam apreciados quer por um público ansioso de reviver esses momentos, quer por um público pronto a despertar para esta expressão artística tão particular à comunidade académica portuguesa.

Petition unterzeichnen
Petition unterzeichnen
Sie haben JavaScript deaktiviert. Es kann sein, dass Ihre Website ohne JavaScript nicht richtig funktioniert.

Datenschutzpolitik

Wenn Sie hier unterzeichnen, akzeptieren Sie die Nutzungsbedingungen von Care2
Sie können Ihre E-Mail-Abonnements jederzeit verwalten.

Sie haben Probleme, dies zu unterzeichnen? Informieren Sie uns.