Abaixo a Mina Guaíba!

Pelo futuro de nossos filhos e filhas, pedimos à FEPAM-RS que rejeite o projeto da Mina Guaíba!

O projeto Mina Guaíba de mineração de carvão mineral de baixa qualidade, areia e cascalho na região metropolitana de Porto Alegre propõe a implantação da maior mina de carvão a céu aberto da América Latina. A Mina Guaíba é uma bomba-relógio que não pode ser autorizada!

Localizado a apenas 16 km do centro de Porto Alegre, o projeto é uma mina de sérios problemas sociais, econômicos e ambientais com consequências inaceitáveis para a saúde pública, os povos originários, a natureza e a economia da região. Os efluentes lançados pela mina no meio ambiente poluirão nosso ar, nossa água e nosso solo. Os ruídos da atividade de mineração também causarão poluição sonora na região.

A poluição do ar com fumaça e poeira contaminada com metais pesados causará doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer entre outras. Essa poluição também comprometerá nossa saúde mental, aumentando os casos de depressão e ansiedade.

A mina comprometerá a qualidade de vida dos povos originários da Terra Indígena Arroio do Conde e Aldeia Guajayví e dos agricultores locais, cuja economia poderá ser destruída. Esses agricultores abastecem os nossos lares com uma gama de produtos agrícolas saudáveis.

A mina mudará o curso de dois arroios e consumirá quantidades enormes de nossa água, reduzindo sua disponibilidade para as plantações e os ecossistemas úmidos naturais. O Parque Estadual Delta do Jacuí sofreria impactos catastróficos. Também podemos começar a sentir tremores de terra em um raio de 100 km em decorrência da retirada de material sólido das escavações da Mina Guaíba.

Firma la petizione
Firma la petizione
JavaScript è disabilitato. Il nostro sito potrebbe non funzionare correttamente.

politiche sulla privacy

Firmando dichiari di accettare i termini del servizio di Care2
Puoi gestire le tue iscrizioni e-mail in qualsiasi momento.

Problemi nel firmare? Contatta il nostro staff.