Pela preservação da cultura indígena, contra a entrada de missionários em suas terras

For preservation of the culture of native americans, against the entering of missionaries in native americans lands
Este abaixo assinado tem a finalidade de expressar o descontentamento dos cidadãos brasileiros com relação à atuação de evangelizadores em terras indígenas e exigir a imediata retirada destes grupos das aldeias.

Sabe-se que desde que os povos europeus chegaram ao “novo mundo”, a comunidade indígena vem perecendo. Não bastassem suas terras e riquezas terem sido-lhes arrancadas, o pouco que resta de suas culturas também está tendo o mesmo fim.

A presença de evangelizadores é indesejável, pois impõem aos índios suas crenças religiosas e seus hábitos, destruindo assim uma cultura milenar repleta de ensinamentos valiosos para o mundo capitalista e tecnológico no qual vivemos.

Além deste crime hediondo, inevitavelmente acabam por semear a discórdia entre os integrantes das tribos, já que nem todos aceitam sua retórica, acabam por ficarem isolados, e muitas vezes sujeitos a agressões e ameaças.

É inegável que nem todas as ações dos evangelizadores são destrutivas a cultura dos índios. No entanto, há outras formas de ajudar sem intervir na cultura, recolhendo doações para a aldeia. Os índios são reconhecidos por terem uma cultura e forma de sobreviver auto-sustentável, sem atingir diretamente a natureza, e a presença direta dos evangelizadores e missionários na aldeia é prejudicial. Não raro hoje em dia encontrar tribos já contaminadas que não conseguem mais sobreviver sem ajuda.

Segundo o artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”

Ainda no artigo 5º da Constituição Federal, em seu inciso LXXIII, “qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência”.

Esta petição vem buscar apoio à manutenção da cultura indígena já tão prejudicada e aludir a soberania da FUNAI que é quem deve intervir, já que é ela a responsável por defender o bem-estar e os interesses indígenas.
Signera petitionen
Signera petitionen
Du har JavaScript inaktiverat. Utan den skulle vår webbplats inte fungera korrekt.

sekretesspolicy

genom att skriva under accepterar du användarvillkor för Care2
Du kan hantera dina epostabonnemang när som helst.

Har problem med att skriva under detta? LÃ¥t oss veta.